Psicoterapia X mudança: Como alcança lá?

Boa parte de nossa vida passamos por situações difíceis, nas quais, em alguns acontecimentos conseguimos resolver sozinhos, sendo possível buscar uma solução e encontrar um caminho, já em outras situações, não achamos esse caminho, vem a tristeza, o sofrimento, a ansiedade também faz parte do contexto por não achar a solução e alguns indivíduos podem chegar até a uma depressão.

É difícil conseguir trilhar um caminho diferente, às vezes o indivíduo está tão mergulhado no sofrimento que não tem forças para mudar de direção, encontrar alguém ou algo que possa auxiliá-lo a reencontrar o equilíbrio desejado.

Se você se sente assim, não deixe o tempo passar de forma que a levá-lo para estágios cada vez mais obscuros, pare, respire e reflita sobre o que não está bem, sobre possíveis caminhos e meios que podem ajudá-lo (la).

A psicoterapia é um dos caminhos, mudar exige paciência, reflexão, encontros e desencontros, o fato de ter compreendido que necessita de ajuda e se movimentar nesse sentido, já é um grande passo para a mudança.

A terapia poderá te levar adiante, ajudá-lo (a) a se conhecer, compreender seus limites, saber o que quer, e o mais importante, saber o que não quer e o momento de dizer não para algo. É bom ter em mente que cada indivíduo é o único e responsável por aquilo que acontece de bom e de ruim e saber que tudo só depende de você, dá medo, insegurança, mas esse é um processo que exige paciência, portanto é um processo gradativo, de autoconstrução e autoconhecimento, haverá momentos que se sentirá cheio de energia e motivação para o novo, saberá o que fazer milimetricamente, mas também haverá os momentos de incertezas, e isso não será negativo, te fará refletir e crescer.

Se esforce para não optar por uma solução rápida ou a solução mágica que muitos comentam, possivelmente isso não será positivo.

A vitimização estagna, faz com que o indivíduo não progrida. A mudança é difícil e dói, mas faz parte da evolução e não existe outra forma de crescer.

Procure ter um tempo livre para você, faça esse tempo. Reflita sobre seus anseios, o que quer para si, sobre os obstáculos que tem pela frente e como lidará com eles. Sempre digo que a terapia é fonte de vida, então não deixe a sua vida passar em meio às incertezas.

Se fortaleça na terapia, crie, recrie e reconstrua sua vida.

Por Maristela Silva
Psicóloga - CRP 100464

maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687