Pensamentos Sabotadores

Os pensamentos sabotadores estão ligados a crenças negativas limitantes que estão presentes no indivíduo desde a sua tenra infância e que com o passar do tempo se cristalizam, efetivando-se como uma verdade na forma de agir e pensar, trazendo grande prejuízo na vida desse indivíduo, impedindo-o de alcançar seus objetivos.

Os pensamentos sabotadores estão presentes nos mais variados contextos, são eles:

  • Relação com o corpo;
  • Relação de amizades;
  • Relação com o companheiro;
  • Vida profissional etc.

É comum traçar metas, empenhar-se para conquistá-las e se sentir-se motivado. Porém, com o tempo, essa expectativa vai diminuindo, questionamentos e pensamento negativos vêm à tona e, quando menos esperamos, os planos iniciais vão por água abaixo. Quando isso acontece, na maioria das vezes, o indivíduo se julga culpado e sofre por não ter conseguido alcançar seu objetivo.

Geralmente, os autossabotadores são pessoas que se sentem inseguras e são pessimistas de uma maneira geral, formando uma imagem depreciativa de si mesmo. Os pensamentos mais comuns, são:

  • “Sou assim e nunca vou mudar”;
  • "Nada nunca dá certo para mim";
  • “Não vou iniciar uma academia pois sei que não vou gostar”;
  • “Não vou tentar iniciar esse projeto, porque sei que não vou dar conta”...

Identificar esses pensamentos que surgem inconscientemente e impedem de realizar e conquistar algo é essencial para tentar evitá-los. Por serem difíceis de detectar e perceber exatamente em quais contextos estão inseridos, é importante ter a ajuda de um profissional. O psicoterapeuta, através de algumas técnicas e compreendendo a história de vida do paciente identifica esses padrões de pensamentos e atitudes negativas, auxiliando - o a modificar essas "verdades absolutas" em que tanto acredita para que possa compreender, buscando o equilíbrio para uma mente sadia e a transformação positiva.

Por Maristela Silva
Psicóloga - CRP 06/100464
Especialista em Transtornos alimentares e obesidade e formanda em Psicanálise

maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687