Blog

Primeira sessão de psicoterapia com o paciente

Como realizo a primeira sessão de psicoterapia com o paciente

A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.

Nesse instante o paciente trás muitas informações, pode ser uma questão especifica ou um conjunto de situações que trazem dúvidas, conflitos e muitas vezes uma sensação de angustia. Sempre acolho o paciente nesse momento, pois entendo que a situação é difícil, o falar pode ser complicado no começo, mas trás alivio depois.

Ler Completo
Análise do Filme, Beleza Oculta

Filme Análise - Beleza Oculta

O filme conta a historia de Howard, personagem do Will Smith que entra em depressão após a morte de sua filha.
Howard é dono de uma agencia de publicidade junto com mais três sócios, Claire (Kate Winslet), Simon (Michael Peña) e Whit (Edward Norton).
Foram dois anos difíceis, Howard se afasta de agencia e de seus amigos, não vê mais sentido na vida, nada mais tem importância, existe uma falta de iniciativa, está apático e imerso no vazio depressivo.

Ler Completo
Maravilhas do Natal, Renovação e Reflexão para o Fim do Ano

Maravilhas do Natal

Embora para muitos seja uma data triste, e não vou negar, às vezes também acho que é. Também é um momento de renovação, de refletir sobre o que fizemos durante o ano, daquilo que aconteceu é que nos permitiu melhorar, daquilo que não foi tão bom e que também nos permitiu a mudança, e que de alguma forma nos fez pensar sobre nos mesmos, sobre nossas possibilidades e sobre até onde podemos chegar e perceber que somos muito mais fortes do que imaginamos e que podemos ultrapassar alguns limites e chegar àquele nosso objetivo tão almejado.

Ler Completo
Causas e Tratamentos para Depressão

Depressão: Causas e Tratamentos

Primeiro vamos entender a diferença entre a depressão e a tristeza. Ficar triste e normal e faz parte da vida e varias situações podem deixar o individuo triste. O termino de um relacionamento, uma discussão com um familiar, um desentendimento com um amigo, perda do emprego (embora nessa situação possa ocorrer um agravamento). O grande diferencial é que na tristeza esse individuo não deixa de realizar suas atividades do dia a dia, tem força e energia para investir no seu cotidiano e superar esta fase de tristeza.

Ler Completo
Ajuda Psicológica para Identificar e Tratar Transtornos de Ansiedade

Ansiedade

Um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É uma preocupação sobre algo que está por vir, e o individuo que sente pode se preparar para tal situação e ter atitude ou reação em relação ao ocorrido. Essa sensação se tornará patológica quando exagerada, de forma que não se consegue controlar, é uma reação desproporcional ao evento causador, e esse evento não precisa ser algo muito grandioso. Em uma criança pode ser a excursão ou a prova da escola. Em um adulto pode ser uma situação no trabalho, como uma apresentação ou uma solicitação cotidiana.

Ler Completo
Diferenças entre Sociopata e Psicopata

Sociopata x Psicopata

Mas o que o córtex pré-frontal, uma área do cérebro tem a ver com sociopatia ou psicopatia? Tudo a ver, essa área do cérebro é responsável por sentir e expressar emoções, pelo pensamento crítico, por aprender com a experiência, empatia, culpa, dentre outros. O psicopata por possuir uma má formação no córtex pré-frontal, não tem nenhum tipo de sentimento ou empatia em relação ao outro, diferente do sociopata que pode desenvolver o sentimento e manifestar emoções em relação a um familiar ou amigo, porém de forma muito intensa e extrema.

Ler Completo
Terapia para Lidar com Perdas e Luto

Perdas e Luto

Difícil de tratar, é doloroso, causa dor e sofrimento, quer seja com a perda de um ente querido ou a perda do objeto amado. Atualmente a presença da morte, se faz presente de forma constante. Através do que é noticiado pela TV, ou em outros meios. Na TV, escutamos o tempo todo sobre a morte de pessoas, ou porque se foram por alguma doença, ou por conta da violência nas cidades, percebemos de forma mais evidente o quanto a perda está presente nas nossas vidas. De alguma forma nos causa um impacto e nos faz refletir, na tristeza que o outro sente ou até de imaginar que esses “acidentes” poderiam ocorrer com cada um de nos. Como lidar com essa questão e o que fazer para amenizar o sofrimento?

Ler Completo
Psicoterapia, Terapia Psicanalítica e Psicológica

Por que procurar um psicólogo?

Por Muitos Motivos... Mas antes de entrar nessa questão, gostaria de falar um pouco sobre o receio que as pessoas têm de procurar um psicólogo e decidir iniciar uma terapia. Nos dias de hoje, tenho percebido o quanto as pessoas adiam a busca por esse tipo de profissional, muitas vezes por preconceito ou falta de conhecimento sobre o que o psicólogo pode fazer, como trabalha e seu campo de atuação profissional.

Ler Completo
Terapia Individual e Autoconhecimento Psicológico

A importância da avaliação psicológica na cirurgia bariátrica

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.

Ler Completo
Terapia Individual e Autoconhecimento Psicológico

Psicoterapia x mudança: como alcança lá?

Boa parte de nossa vida passamos por situações difíceis, nas quais, em alguns acontecimentos conseguimos resolver sozinhos, sendo possível buscar uma solução e encontrar um caminho, já em outras situações, não achamos esse caminho, vem a tristeza, o sofrimento, a ansiedade também faz parte do contexto por não achar a solução e alguns indivíduos podem chegar até a uma depressão.

Ler Completo
Obesidade, Ansiedade e Compulsão Alimentar

A obesidade e suas consequências

É importante saber que uma vez instalada não existe cura, a cirurgia bariátrica não tem a função de cura da obesidade, funciona como uma ferramenta de controle e seguindo as recomendações à risca o indivíduo terá uma vida normal e com o mínimo de consequências negativas em relação à cirurgia, digo mínimo, porque algumas mudanças ocorrerão, e no primeiro momento, poderá não ser fácil, é necessário levar em conta o período de adaptação.

Ler Completo
maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687