Atendimento Adolescente

A adolescência é a fase caracterizada pelos impulsos

do desenvolvimento mental, físico, sexual e social que estão diretamente ligados com as expectativas da sociedade em que o adolescente está inserido.

O profissional psicólogo tem um papel de extrema importância, na orientação dos conflitos típicos dessa fase favorecendo a compreensão do adolescente nas questões vividas no seu cotidiano possibilitando um desenvolvimento harmônico no que tange o crescimento e amadurecimento do individuo.

Esta fase é um marco para o adolescente, pois deixa claro o final da infância e o inicio na vida adulta. Começam a aparecer as questões que envolvem responsabilidade, as tarefas demandam um comprometimento que não são mais tão simples como na etapa anterior, surgem as dificuldades e até conflitos. O modo como cada um vivencia esses momentos é muito diferente, pois a experiência de vida é particular para cada um e essa trajetória é o que define a direção que o individuo vai seguir.

Os valores até então adquiridos na infância se reformulam, tomam um tom de seriedade, comprometimento e autonomia. É uma etapa difícil tanto para o adolescente como para os pais.

A personalidade do individuo começa a se formar de maneira mais concreta, se assim posso dizer, pois as alterações são mais perceptíveis para adolescentes e para os pais. Existe uma busca por valores e compreensão das questões vivenciadas de forma mais permanente.

As experiências individuais e coletivas passam a ter outro sentido, ao mesmo tempo em que querem se diferenciar, desejam se parecer com o grupo o qual fazem parte. Normalmente distanciam-se dos pais e aproximam-se dos amigos em geral. Se esse adolescente teve afeto, acolhimento, orientação, e um ambiente familiar estruturado, essas mudança são vivenciadas com maior confiança e embora o medo esteja presente, sentem-se mais seguros e capazes de dar um passo a frente, mas nem tudo são flores nessa fase e algumas situações podem ser sofridas e vividas com dificuldade pelo adolescente, o apoio e a orientação dos pais são de extrema importância, mas também, estes, nem sempre conseguem lidar com os conflitos de seus filhos, o que é natural acontecer, e buscar ajuda é importante para entender o que exatamente está ocorrendo, de onde surgiu e quais são as possibilidades de resolução.

A presença do psicólogo é considerável, poderá auxiliar não somente o adolescente mostrando lhe as direções, oferecendo recursos que podem fortalecê-lo, contribuindo na descoberta do que querem e precisam como também colaborar com os pais nas tratativas dos conflitos de seus filhos.

De forma geral os adolescentes precisam encontrar afeto, apoio, orientação e regras para se tornarem os adultos que desejam ser.

maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687