Atendimento Adulto

Visa promover o autoconhecimento,

amenizar a angústia, proporcionando novas experiências que exerçam uma influência saudável, reorganizando as emoções geradoras de sofrimento que implicam no bem estar do paciente e o impedem de criar possibilidades de realização pessoal.

Nos dias atuais é perceptível o quanto a psicoterapia é desconhecida na sua abrangência para a população de forma geral e muitas pessoas ainda compreendem o processo terapêutico apenas como uma conversa com um desconhecido, não sabem o que um psicólogo pode promover em relação ao assunto saúde mental e até onde a psicoterapia pode auxiliar na vida do individuo. Meu propósito aqui é tentar deixar essa questão o mais clara possível, para que o máximo de pessoas possam conhecer sobre a terapia psicológica e suas infinitas possibilidades.

O psicólogo pode atuar em diversos setores. São eles:
  • Psicologia clínica
    Trabalhando em consultório e atendendo as mais variadas demandas da população.
  • Psicologia jurídica
    Participando dos processos em fóruns, através de avaliação criteriosa em processos de adoção, auxiliar em penitenciárias, auxiliar na recuperação de indivíduos infratores etc.
  • Psicologia do esporte
    Através de uma avaliação do perfil do esportista é possível traçar um caminho verificando assim as melhores possibilidades a se seguir.
  • Psicologia social
    O psicólogo pode atuar em ONGS, realizar intervenções sociais, trabalhar nas comunidades, auxiliar populações carentes etc.
  • Psicologia emergencial
    Pouco conhecido pela população, neste caso o profissional atuará auxiliando em grandes desastres (terremotos, incêndios, quedas de aviões etc), e tratando vitimas de acidentes ou sobreviventes.
  • Psicologia escolar
    Trabalhando em escolas ajudando no processo de aprendizagem, auxiliar alunos com questões emocionais e comportamentais, trabalhar com crianças e jovens que tenham alguma deficiência, bem como aprimorar o plano educacional de determinada instituição.
  • Psicologia organizacional
    O psicólogo trabalha em empresas realizando processo seletivo, planos de treinamento, auxiliar nas tratativas de conflitos da empresa etc.
  • Psicologia hospitalar
    Acompanhar pacientes e familiares no momento da doença, no processo cirúrgico ou clinico em uma internação prolongada ou não.
  • Neuropsicologia
    Atuará em questões especificas, como as funções cognitivas e seus comportamentos, avaliando o desempenho de habilidades como, atenção, investigando como se dá o processamento da informação, se acontece de forma natural ou se é preciso dar atenção diferenciada a alguma questão, percepção, raciocínio, abstração ou memória.
  • Pesquisas acadêmicas
    Dedicando se á produção de conhecimento, são inúmeras as possibilidades, pois as áreas são diversas, desde a descoberta de algo novo ou ajudando em alguma questão especifica.

As possibilidades são inúmeras, mas vou me ater á psicologia clinica.

Terapia não é desabafo ou uma simples conversa, existem técnicas que ajudam o profissional a extrair através da fala do paciente o conteúdo que precisa ser elaborado, rememorado, reconstruído e portando resignificado pelo paciente, o fato de falar já permite ao individuo uma reflexão e compreensão sobre o acontecimento em questão, o ajudando a vislumbrar novas percepções. Quando o paciente consegue reconstruir os fatos que causaram determinado trauma é possível criar um aprendizado sobre aquele momento possibilitando assim a elaboração do mesmo.

O que a psicologia clinica pode tratar?

Desde o paciente que busca se conhecer melhor, compreender suas possibilidades e limites, solucionar seus problemas conjugais, conflitos no trabalho, ansiedade, depressão, até distúrbios psicológicos maiores, onde podemos incluir doenças como a esquizofrenia, transtorno bipolar, a síndrome de borderline dentre outras.

Entendamos o quanto é abrangente o campo de atuação desse profissional e o quanto ele pode estar inserido na sociedade colaborando para que esses indivíduos encontrem o bem estar emocional e o equilíbrio que tanto precisam.

maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687