Transtorno de ansiedade

Transtorno de ansiedade

Na verdade, não existe apenas um, mas alguns tipos de transtornos de ansiedade sobre os quais certamente você já ouviu falar e pretendo explicar um pouco mais neste post. Mas, antes, vamos entender o que é a ansiedade?

Ansiedade - o que é?

Uma sensação desconfortável que pode gerar medo, confusão mental e até angústia. Geralmente, antecede alguma situação que parece estar fora do controle e às vezes até está, mas é possível fazer o manejo dessa circunstância de forma positiva.

É normal sentir ansiedade, pois ela nos faz entrar em estado de alerta e ficar atentos a um possível perigo e, assim, nos protegemos através da antecipação de uma situação que pode causar algum mal.

Porém, ela passa a ser patológica, configurando-se como um transtorno de ansiedade, quando interfere significativamente na vida do indivíduo com sentimentos exagerados e desproporcionais à realidade.

Isso gera preocupação constante e uma insegurança que está sempre presente nas decisões e, com isso, aquela sensação de desconforto se mistura com medo e confusão e vai aumentando.

Ansiedade no dia a dia

Como expliquei anteriormente, a ansiedade é uma emoção presente em todas as pessoas de forma natural. Porém, quando acontece de forma exagerada, a pessoa sofre física e emocionalmente de forma intensa diante de coisas que seriam simples numa condição de ansiedade normal.

Por exemplo: alguém está andando pela rua e vê um cão no caminho que precisa passar. Logo, imagina e tem a certeza de que não vai conseguir continuar e aquele cão vai machucá-lo (a) gravemente, e que pode até morrer.

Essa reação paralisa e impede que a pessoa tome uma atitude. Situações como essa, que podem interferir no cotidiano de uma pessoa e, de uma forma geral, nas atividades diárias, não se enquadram em uma ansiedade normal e passam a ser chamadas de um transtorno ansioso.

Transtorno de ansiedade

  • Transtorno de ansiedade de separação: mais comum em crianças que entram em um estado de ansiedade extrema ao se separar dos pais ou de qualquer ente querido próximo, mesmo em condições cotidianas, como ir à escola.

  • Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): ocorre quando a ansiedade natural se desequilibra, tornando-se prejudicial. O indivíduo passa a ter reações ansiosas que não condizem com a realidade, o que desencadeia as crises.

  • Fobias específicas / fobia social: é o medo incontrolável de determinados objetos, animais, escuro, altura, etc.. No caso da fobia social ocorre a sensação de não conseguir ficar em ambientes com muitas pessoas ou falar em público, por exemplo.

  • Transtorno de estresse pós-traumático: é a sensação de reviver uma experiência negativa de sofrimento, que pode ser desencadeada não só pela lembrança, mas também por locais, cheiros e sons que remetam ao fato ocorrido.

  • Transtorno de pânico: caracterizado pela incidência frequente e repentina das crises de ansiedade mesmo sem que haja um motivo aparente. Geralmente, as crises atingem sua intensidade máxima em até 10 minutos.

Tratamento para ansiedade

Embora todos esses sintomas apareçam, é importante ter em mente que é possível tratar a ansiedade. Existem técnicas específicas para contornar todas essas sensações ruins e fazer com que ela seja reduzida, permitindo à pessoa seguir em frente mais tranquila e livre do medo.

É importante também compreender que não se deve ter vergonha alguma de reconhecer essa dificuldade e procurar ajuda, assim como é fundamental ter uma rede de apoio e estar cercado de pessoas que acolham e não julguem, mas ajudem.

Se você tem ansiedade patológica ou conhece alguém que tenha, saiba que a psicoterapia auxilia significativamente nesses casos, para que a pessoa possa a aprender a lidar com essa situação e a criar estratégias de enfrentamento, de forma a aliviar os sentimentos negativos, permitindo a elaboração para um processo real e construtivo.

Por Maristela Silva
Psicóloga - CRP 06/100464
Especialista em Transtornos alimentares e obesidade e formanda em Psicanálise

maristela.silvabs@gmail.com
(11) 99245-4687